O Santuário Nacional de Aparecida recebe pela 52ª vez a Romaria dos Vicentinos. Neste ano, o tema do evento vicentino é “Ozanam, servo incansável a exemplo de Maria, serva fiel”.
A programação teve início nesta sexta-feira (1), com a recitação do Santo Terço no Caminho do Rosário. Na manhã deste sábado (2), milhares de representantes de São Vicente de Paulo estiveram no Morro do Cruzeiro e realizaram a tradicional Via Sacra Vicentina.
O Coordenador da Comissão de Jovens do Conselho Metropolitano do Rio de Janeiro, confrade Felipe, nos fala da felicidade em celebrar mais uma romaria em Aparecida e no tempo da Quaresma.
“Participar da 52ª Romaria Nacional dos Vicentinos para mim, foi uma experiência única e enriquecedora. Durante esse momento especial, os jovens têm a oportunidade de vivenciar a espiritualidade, solidariedade e fraternidade que são tão importantes para a Sociedade de São Vicente de Paulo.
É uma chance de se conectar com pessoas de diferentes idades e origens, compartilhar experiências e aprender com os mais experientes. A Romaria oferece um espaço para reflexão, oração e engajamento social, proporcionando aos confrades e consocias a oportunidade de se envolverem ativamente em ações de caridade e serviço aos mais necessitados.
Além disso, a energia e entusiasmo dos jovens durante a Romaria, principalmente durante o Festival Cultural Ozanam, contribuem para criar um ambiente de união e fraternidade, fortalecendo os laços de amizade e colaboração dentro da família vicentina.
Cada Romaria é uma experiência que certamente deixará lembranças marcantes e inspirará um compromisso contínuo com a missão de servir ao próximo. É uma oportunidade para os vicentinos vivenciarem valores essenciais e se engajarem ativamente na missão de servir aos nossos mestres e senhores.”
Após a Via Sacra, a grande romaria se concentra no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida. Ela começa com a abertura da exposição da réplica da Imagem e a Relíquia de 1º Grau de São Vicente de Paulo, às 14h.
As atividades seguem com o Show de Talentos, que apresentará ao público as várias habilidades das Conferências de Crianças e Adolescentes, com apresentações de dança, teatro e música. À noite, acontece o Festival Cultural Ozanam, organizado pela juventude vicentina.
O evento encerrou no domingo, com a Festa Regulamentar, seguida pela celebração da Santa Missa.
Confrade José Ney Dias Filho
Coordenado do de DECOM do CMRJ