Irmã Rosalie foi beatificada em 2004, por São João Paulo II, em Roma. O pontífice lembrou dela por sua caridade criativa em uma época delicada. Ela era de Confort, na Suíça, e fez os votos em 1907 e, em pouco tempo, ganhou o coração de todos. Rosalie foi da Casa Mãe, em 1815, onde ampliou os trabalhos oferecidos pela instituição, com novas escolas, visitas aos doentes e necessitados, uma farmácia, creche para crianças pequenas, um dispensário e um patronato para as jovens operaŕaris. Além disso, ela levou muitas pessoas a participarem da missão vicentina.
A Irmã foi amiga do, na época, universitário Frederico Ozanam e, junto aos primeiros membros da SSVP, deu andamento aos processos pelo desdobramento da primeira Conferência de Caridade. Durante os anos da Revolução, de 1830 a 1848, Rosalie e as Filhas da Caridade dedicaram sua atenção aos feridos e atingidos pela guerra.
“Há tantas maneiras de fazer a caridade. A pequena ajuda em mantimentos ou em dinheiro que damos aos Pobres não pode durar muito tempo. É preciso visar um bem mais completo, mais duradouro: estudar suas aptidões, conhecer seu grau de instrução e conseguir-lher trabalho, a fim de ajudá-los a sair de sua difícil situação”.
Beata Rosalie Rendu
#ssvp #ssvpbrasil #vicentino