A É COMO FOI?
O Conselho Metropolitano do Rio de Janeiro, com muita alegria e entusiasmo, mostrar depoimentos de confrades e consocias falando de como foi sei primeiro contato, sua primeira experiência com a Sociedade de São Vicente de Paulo.
Hoje vamos ver o depoimento da Csc. Cassandra. Coordenadora de CCA do Conselho Particular de Padre Miguel. Mãe da Csc. Júlia e esposa do Cfd. Bruno.
Sou Cassandra atualmente orientadora da CCA São Pedro. Católica desde os meus dois anos sempre participei ativamente da Paróquia Maria Mãe da Igreja e São Judas Tadeu onde recebi os Sacramentos do Batismo, Eucarística, Crisma e matrimônio. A vida pastoral e a Missão de evangelizar sempre foi realidade na minha vida. Fui abençoada com vários milagres nesses 43 anos de vida e o maior deles foi o nascimento da minha filha Julia. Que nasceu, cresceu e em um belo dia do ano de 2018 recebeu o convite para participar da CCA. Ela aceitou e como era muito pequena eu a acompanhava nas reuniões, quando me apaixonei pela SSVP. Nessa época a orientadora era a consorcia Aparecida Gonçalves que me fez a proposta de ensaiar as crianças para apresentação as famílias assistidas na festa de Natal. Organizamos um Jogral Natalino, ensaiamos e no dia da apresentação Bruno, meu marido, participou para assistir a participação da nossa filha Julia.
Assim, estávamos eu e Bruno iniciando nossa caminhada vicentina junto a Julia. A paixão pela sociedade tomou conta de nós. Fomos para Conferência Maria Mãe e pouco a pouco descobrindo as belezas que o Beato Frederico Ozanam inspirado nas obras de São Vicente de Paulo realizou e que ainda hoje vivemos.
As experiências com a CCA São Pedro são inúmeras, contarei a que vivemos no final do ano de 2023 quando realizamos a novena de Natal em família e como gesto concreto as crianças / adolescentes escreveram cartas para os idosos que residem no Lar Vicentino em Vilar dos Teles / Rio de Janeiro. As cartas foram entregues em mãos pelas crianças e adolescentes e foi um momento incrível, de muita unção e amor, porém, o que nos chamou atenção foi a carta de um membro que dizia: ” Fique tranquilo nós Vicentinos sempre estaremos ao seu dispor.” Aqui um adolescente não só se compromete mas, fala por todos da Sociedade confiando no comprometimento e amor que está aprendendo a Vicentinar.
A 52° Romaria Vicentina a Aparecida foi a terceira que a minha familia participa posso dizer que nao consigo mais imaginar passar um ano sem viver esse dias de bênçãos. E desde a primeira Romaria que participamos o ponto mais alto sem dúvida é a Via Sacra, momento de reflexão, oração e intimidade profunda com Deus ao meditar as dores do Nosso Senhor Jesus Cristo. Porém, esse ano após muitas lutas a vitória de levar a CCA São Pedro para participar do show de talentos foi incrível. Que Vitória Deus nos concedeu! Levamos sete membros e apresentaram uma homenagem aos Ramos da familia Vicentina da Regional Rio de Janeiro com a frase ” A Eucaristia é a fonte da nossa Missão. ” que resumiu o que é de fato ser Vicentino pra mim , para minha família e para as Conferências que participo. Nos colocar com os corações Ardentes e os pés a caminho do céu levando conosco os pobres a quem servimos.
Hoje sou Vicentina, apaixonada pela sociedade São Vicente de Paulo e vejo na CCA um futuro de graças para SSVP com crianças, adolescentes e jovens sendo restaurados e curados das doenças que o mundo atual vem trazendo pela entrega e doação de sua vida a serviço dos mais necessitados.