spot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
HomeDECOMDécimo primeiro "Caridade no Ar"

Décimo primeiro “Caridade no Ar”

Panorâmica dos participantes presentes no evento

Num dia de muito sol e festivo na Basílica da Imaculada Conceição em Botafogo, ocorreu o décimo primeiro “Caridade no ar” promovido pelo Conselho Metropolitano do Rio de Janeiro da SSVP.

Às 07h os vicentinos, começaram a chegar para a concentração e às 07:30h teve início a Santa Missa, presidida pelo Pé. Eduardo Raimundo dos Santos, PBCM e auxiliado pelo Diácono Túlio Medeiros da Silva. No início, o pároco da Basílica da Imaculada Conceição, Pe. Marc William, recepcionou o celebrante presente e também o diácono. Além de dar boas-vindas aos vicentinos oriundos de várias comunidades do município e grande Rio.

Padre Eduardo Raimundo, PBCM fazendo a leitura durante a celebração da Missa

Na homilia o Diácono Túlio, que tem a previsão de sua ordenação para o próximo ano, pela Congregação da Missão, enalteceu o nosso patrono São Vicente de Paulo e o saber agir e cuidar na sua visão que dizia: “O que Jesus faria em meu lugar”.

Nas intenções da Santa Missa, não poderia deixar de colocar, as intenções dos falecidos pela covid. Principalmente os vicentinos, colaboradores, sacerdotes, assistidos e os outros filhos de Deus pelo Brasil e mundo inteiro. No final da Missa o cfd. Nelson, Presidente do CMRJ, presenteou o Pe. Marc William com uma lembrança de agradecimento pela colaboração em ceder a igreja e o ginásio esportivo para a realização do “Caridade no Ar”.

Após a Santa Missa, todos os vicentinos e convidados foram para quadra esportiva onde foi servido um café partilhado e logo após o cfd. Nelson, deu abertura ao “Caridade no Ar” com as orações iniciais e pedindo um minuto de silêncio em memória das vítimas da Covid 19. Também agradeceu a Deus por nós estarmos aqui presente.

Premiação aos visitantes presentes

Seguindo, houve entrada das relíquias do Beato Antônio Frederico Ozanam, que chegou de Juiz de Fora, trazida pelo cfd. Rogério, diretor do CNB, que emocionou a todos nós. A mesma irá peregrinar por todas unidades vicentinas do Rio de Janeiro.

Cfd. Rodrigo em sua palestra sobre Antônio Frederico Ozanam, encantou a todos

No decorrer do evento teve a animação pela Irmã de fé Patrícia e o tecladista, o Diácono Túlio falando do saber julgar na visão do Pe. Vicente e os caminhos que mostrou para os Padres da Congregação, filhas da Caridade, Damas da Caridade e o legado para todos Ramos da família Vicentina.

Momento da entrega dos quadros pelo cfd. Nelson, como lembrança do décimo primeiro “Caridade no Ar”

O cfd. Nelson presenteou os convidados que não eram vicentinos e também distribui vários quadros alusivo ao Caridade no Ar, para os presidentes dos Conselhos Centrais como forma de homenagear os confrades ou consócias mais antigo do Conselho Central da sua Circunscrição pelo tempo de vicentino. O Confrade Jean(CJ) e as Consocias Viviane(CJ) e Nelza (CP da Lagoa), receberam uma camisa do “Caridade no Ar”, por colaborarem na arrumação e organização do local do evento.

Presença do Relicário de Frederico Ozanam que chegou do Conselho Metropolitano de fora

O cfd. Nelson deu a palavra ao cfd. Rogério do CNB que parabenizou a todos pelo evento e agradeceu a Deus, porque ele era para estar em juízo de fora, mais o Beato Ozanam fez acontecer diferente. E ele trouxe a relíquia até nós. Após este presente o cfd. Rodrigo, coordenador de Ecafo do C.C.  Niterói, abrilhantou todos nós com a palestra do saber julgar na visão do Beato Antônio Frederico Ozanam.

Cfd. Rogério Diretor representante do CNB que trouxe a Relíquia de Ozanam
Diácono Túlio na bênção do encerramento

O encerramento foi a cereja do bolo, com a bênção do Santíssima Sacramento feita pelo Diácono Túlio. No final foi distribuído um lanche para todos os presentes.

Cfd. André Barreto
Coordenador do DECOM do CMRJ